Jesus era socialista e comunista como dizem os defensores da teologia da libertação?


Jesus disse: “Sempre tereis pobres entre vós” (Marcos 14,7) e disse também “O meu reino não é deste mundo; O meu reino não é daqui.” (João 18, 36) e disse também "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» (Mateus 22,21). Os ideais socialistas e comunistas de promoção do bem-estar dos pobres e paraíso na terra, à primeira vista, parecem concordar com alguns princípios cristãos. Porém, um olhar mais atento, deixa evidente que socialismo e o comunismo caminham para pontos completamente divergentes e totalmente contrários ao cristianismo.

Jesus disse: “Sempre tereis pobres entre vós” (Marcos 14,7) e disse também “O meu reino não é deste mundo; O meu reino não é daqui.” (João 18, 36) e disse também "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» (Mateus 22,21). Os ideais socialistas e comunistas de promoção do bem-estar dos pobres e paraíso na terra, à primeira vista, parecem concordar com alguns princípios cristãos. Porém, um olhar mais atento, deixa evidente que socialismo e o comunismo caminham para pontos completamente divergentes e totalmente contrários ao cristianismo.

Jesus não era socialista, tampouco algum tipo de revolucionário comunista. Também não era capitalista.

Nem de direita, nem de esquerda. Tampouco era um “isentão".

Todos esses conceitos não existiam na época do Império Romano. É um anacronismo grosseiro fazer essas relações com definições nascidas na modernidade.

Se Cristo diz algo sobre política é "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» (Mateus 22,21) e “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” (João 18,36)

Os ideais socialistas/comunistas de promoção do bem-estar dos pobres, à primeira vista, parecem concordar com alguns princípios cristãos. Um olhar mais atento, porém, deixa evidente que socialismo e cristianismo caminham para pontos completamente divergentes. Sobre isso, o Papa Leão XIII mandou na lata:

"Na verdade, embora os socialistas, abusando do próprio Evangelho para enganar mais facilmente os incautos, tenham o costume de distorcê-lo para atender a seus propósitos, tão grande é a discordância entre suas perversas opiniões e a puríssima doutrina de Cristo, que não se poderia imaginar uma maior: "Que união pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunidade entre a luz e as trevas?" (2 Cor 6,14)”.

- Encíclica Quod Apostolici Muneris. 1878

O socialismo (que, de forma resumida, seria uma etapa para se chegar ao comunismo) não se reduz a uma teoria econômica, como muitos pensam. É uma FILOSOFIA que engloba toda uma cadeia de valores; uma filosofia que pretende dominar todas as instâncias da vida das pessoas, não só as relações econômicas e de trabalho. Do socialismo brota toda uma cultura anticristã!

 

 

“Jesus Cristo foi o primeiro comunista”, papagueiam muitos por aí. Mas o Filho de Deus jamais poderia ser comunista/socialista, pois...

...Jesus pregava a solidariedade, não a igualdade.

Jesus pregava o desapego dos bens e a solidariedade voluntária, enquanto o comunismo prevê o confisco da propriedade privada (no caso das ditaduras) ou a redistribuição artificial de renda baseada em altíssimos impostos, sem critérios de mérito (no caso dos países social-democratas).

Para o cristianismo, é natural que haja pessoas com mais bens materiais do que outras. A Doutrina Social da Igreja condena, isso sim, a excessiva acumulação de bens, especialmente quando essa o acumulador nada faz para produzir bens sociais que favoreçam a independência econômica e a dignidade dos mais pobres. Sobre isso, já falamos no post "A Igreja ensina a diferença entre capitalismo e capetalismo".

A divisão igualitária de bens jamais esteve presente nas pregações de Jesus. Isso fica evidente nesta passagem:

"Disse-lhe então alguém do meio do povo: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Jesus respondeu-lhe: Meu amigo, quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós?" (Lc 12,13-14)

...Jesus não condenava uma pessoa pelo simples fato de ela ser rica.

 


Jesus olhava o coração das pessoas, não sua condição social ou material; já o comunismo demoniza os ricos e romantiza a pobreza.

Ao nascer, Jesus receber presentes caros e homenagens de três pessoas ricas: os Reis Magos. E em vários trechos dos Evangelhos vemos Jesus citando respeitosamente Davi, que era um rico e poderoso rei.

É bem verdade que pessoa com muito dinheiro (e poder) tem muito mais facilidade de dar asas a suas maldades e tentações. Também os ricos têm mais possibilidade de se iludir com a aparente segurança e “felicidade” que seus bens lhe dão, e assim muitos podem ter dificuldade para reconhecer sua necessidade de Deus. Foi nesse contexto que Jesus disse: “É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus” (Mc 10,25).

 

Já em seu tempo, Jesus frustrou as expectativas materialistas de muitos de seus seguidores. Depois que Ele multiplicou os pães e peixes, a multidão empolgada queria fazê-lo rei. Mas Ele deu um fora em geral:

"Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará." (Jo 6, 26-27)

Tanto isso é verdade que muitas pessoas ricas alcançaram a santidade. É o caso da popularíssima Santa Edwiges, que, depois de ter filhos e em acordo com seu marido, fez voto de castidade, mas não fez voto de pobreza: preferiu se manter à frente da administração de seu amplo patrimônio, com o qual ajudava os endividados, construía hospitais e sustentava conventos.

Por que chamam Jesus de socialista, se ele multiplicou os pães e peixes, e no socialismo se passa fome?

Não podemos chamar Jesus Cristo de socialista. Isso é até um anacronismo, ou seja, a teoria socialista é fora do tempo do messias cristão. Outro fator a ser considerado é que Jesus estava repartindo seu próprio pão com os demais. Isso não tem absolutamente nada de socialista. 

Ou seja, grosso modo, o socialismo, tem como foco colocar a mão em parte ou total do patrimônio dos outros. Pode observar: a todo momento eles relativizam a propriedade privada, justamente para colocar o dedo nas coisas das pessoas, repartir entre seus seguidores; conquistar o poder e mantê-lo.

...Jesus ensinava que as coisas materiais eram secundárias.

Jesus queria que as pessoas a buscassem o Reino dos Céus acima de tudo. O sustento é algo importante, mas não deve ser a prioridade da vida de uma pessoa: a quem busca a Deus, os bens materiais são dados por acréscimo (Mt 6,33). Já o comunismo leva as pessoas ao materialismo, a buscar um paraíso nesta terra.

 

 

...Jesus ensinava a não cobiçar as coisas alheias.

Jesus pregava a paz e a conciliação, mesmo com aqueles que são injustos conosco. Já o comunismo se baseia na luta de classes, promovendo a inveja e o ódio dos pobres contra os ricos.

... Jesus era a favor da família e da castidade.

Jesus era submisso a seus pais, e condenava o adultério e o divórcio. Enquanto isso, o comunismo visa enfraquecer (até eliminar) a autoridade dos pais sobre os filhos, debocha da fidelidade conjugal e defende a abolição da família monogâmica - que seria nada mais do que uma estrutura alienante burguesa. A monogamia seria mais uma expressão do conceito de "propriedade privada", nesse caso, de dominação do homem sobre a mulher  (sobre isso, ver o Manifesto Comunista e os escritos de Engels, Gramsci e Lukacs).

 

 

No socialismo, portanto, deve-se promover uma cultura de promiscuidade, a começar pelas crianças e jovens. Para isso, é fundamental enfraquecer a influência da religião e da família sobre o indivíduo, para que cada vez mais as pessoas dependam e confiem, acima de tudo, no Estado. É preciso enfraquecer a família para fortalecer o Estado socialista (o livro "1984", de George Orwell, mostra bem essa realidade).

 

Como saber se meu Padre defende a Teologia da Libertação?

Aprenda de uma vez por toda se seu padre defende essa teologia da libertação, tão condenada pela Igreja....

Dom Helder Câmara realmente foi comunista?

Conheça de fato quem foi esse bispo, seus pensamentos, suas ideias e o que que ele tem a ver com a diabólica a teologia da libertação no Brasil....

Como entender que o comunismo se infiltrou dentro da Igreja no Brasil, através da CNBB, por meio da Teologia da Libertação?

Nós católicos devemos nos mobilizar em defesa da sã doutrina moral da Igreja, não aceitando que a Esposa de Cristo (Católica) seja refém de tais forças. ...