Como devo reagir diante do pecado do outro?


Jesus disse: Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo. (Mateus 18, 15-35) Preciso levar a verdade para o meu irmão ou apenas rezar por sua conversão? Será que estou pecando por omissão por deixar meu irmão no pecado ou por simplesmente me omitir em dizer a verdade pra ele?

Jesus disse: Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como pagão. (Mateus 18, 15-35)

Se tem um tema que é sempre importante para nós é a correção. Como precisamos saber nos corrigir. Primeiro, cada um de nós precisa aprender a corrigir a si próprio, corrigir nossos atos e atitudes, corrigir aquelas maneiras que não edificam. Não posso esperar os outros me corrigirem, se eu mesmo não me corrijo, se não levo a sério a correção.

Precisamos nos deixarmos ser corrigidos por Deus. Eu digo que: abençoado é aquele que Deus corrige e maldito é quando não somos mais corrigidos por Deus porque não nos deixamos corrigir.

Os pais precisam corrigir os seus filhos, marido e mulher precisam se corrigirem entre si, mas a Palavra de Deus, hoje, é justamente: irmãos precisam corrigir os irmãos. Se você vê o seu irmão pecando, por favor, não seja indiferente, não diga: “Isso não é problema meu”.

Ninguém que queira o bem do outro, vê esse fazer algo errado e quer que ele siga com o seu erro, pois isso seria falta de caridade e amor, porém, que a nossa correção seja fraterna e não seja mundana.

 

 

Só existe correção verdadeira quando é feita a sós, com caridade e amor

A correção mundana é aquela onde, primeiro, espalhamos, falamos, dizemos para outros o erro do irmão, assim você já está pecando, talvez, até mais gravemente do que o pecado que viu seu irmão fazer. A correção é a sós.

Você pode estar muito chateado com alguém porque esse te feriu, te machucou ou você interpretou algo que ele falou e está eclodindo dentro de você. Segura as pontas! Purifica os sentimentos, exorciza a mágoa, o rancor, e quando a alma estiver serena e sóbria vá, a sós, conversar com seu irmão.

Não caia na maldição de colocar a sua raiva nas suas redes sociais, porque a terapia de muitos virou usar as redes sociais para desabafos, para falar mal do outro, para jogar indiretas ou qualquer outra coisa parecida. Isso, evangelicamente, é um pecado gravíssimo, é maior do que qualquer outro que seus irmãos possam ter cometido.

Só existe correção verdadeira quando é feita a sós, com caridade e amor. Porque se falta a caridade e amor, não é correção, é agressão.

Se você foi com toda a caridade e amor aproximar e buscar seu irmão para corrigi-lo e ele te ouviu, maravilha, você ganhou o seu irmão. Por isso, faça da melhor maneira possível.

Seu irmão não te ouviu? Vai pedir ajuda à Igreja, procure a Igreja, procure um sacerdote, não para acusar o irmão, é para dizer: “Como faço com essa situação? Meu irmão está desse jeito”.

 

 

O problema é que somos movidos pela onda da fofoca, do falar e da maledicência. É uma verdadeira indecência expormos o pecado e o erro do outro sem vivermos a correção. Agora, é verdade que só corrige quem sabe ser corrigido.

Deixemo-nos ser corrigidos por Deus e pelos outros e teremos a graça de, com humildade, corrigirmos alguém.

Deus abençoe você!  

O Senhor disse a Caim: “Onde está seu irmão Abel?”. Caim respondeu: “Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?” (Gn 4,9). Esse diálogo de Deus com Caim marca uma das narrações mais dramáticas da Bíblia. Em poucos versículos, em que é narrado o primeiro homicídio da história humana, podemos conhecer o triste fim de Abel e a indiferença de seu irmão Caim.

Talvez, fiquemos chocados diante de tal crueldade, mas pode ser que estejamos seguindo fielmente os passos de Caim nos dias atuais. Se Deus lhe perguntar, agora, onde está seu irmão, você saberia Lhe dizer? Como você reage diante dos pecados dos outros? Provavelmente, veio à sua mente algumas pessoas bem próximas, mas e o seu vizinho? E aquela pessoa que não gosta de você? Também o que participava do grupo de oração e não voltou mais, onde ele está? E a prostituta que fica na esquina da avenida, como ela está?

Os pecados dos outros são maiores que os meus?

Diante de várias pessoas que deixaram a Igreja ou que nunca entraram em uma, nós podemos declarar: “O que posso fazer? Não sou responsável por essa pessoa”. Respondemos igual a Caim: “Acaso sou eu seu guarda?”.

E quando olhamos um drogado na rua, louvamos a Deus: “Obrigado, Senhor, por me livrar de estar ali”, “Senhor, eu Lhe agradeço por eu não estar perdido nas baladas e nas perversões do mundo”. Vejamos uma parábola de Jesus: “O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: ‘Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros’. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’. Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro” (Lc 18,11-14).

 

 

Muitas vezes, diante do pecado do nosso próximo, nossa postura é condenar, querendo assumir o papel de Deus. Nessa reflexão, quero questionar: os pecados dos outros são maiores que o meu? Será que a luta que travo para não errar não é a mesma luta do outro?

Fazemos do defeito das pessoas assunto de nossas conversas, comentamos e queremos encontrar soluções para a vida alheia, mas não procuramos a pessoa para lhe dizer onde está errando. Desculpamo-nos de boas intenções para fomentar julgamentos e difamar, mas nos esquecemos de que Deus nos constitui guarda do outro.

A missão de ser guarda do nosso irmão

O que é ser guarda? “Pessoa incumbida de vigiar ou guardar alguma coisa ou alguém.” Vigiar é também proteger, é zelar por ele, manter o olhar sobre a pessoa, defendê-la e ajudá-la. Mas como temos realizado a missão de ser guarda do nosso próximo? Onde e como está nosso irmão?

Quantas vezes nós mesmos vivemos a experiência de saber que falaram algo sobre nós e ficamos chateados, pois não é nada agradável saber que as pessoas comentam sem nem mesmo saber a nossa realidade! Mas não temos a mesma postura quando é para falar dos outros. Jesus também nos ensina: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).

 

 

Leia mais:
.: Para não falar mal dos outros
.: A fofoca e os efeitos maléficos no relacionamento
.: Vencendo as barreiras nos relacionamentos
.: A transformação que vem do encontro com o outro

A ação do nosso irmão não é o bastante para constatar a intenção dele. Só existe uma maneira de ter certeza sobre o que o outro quis realmente: perguntando a ele. Em vez de sair por aí espalhando como tal pessoa agiu, Deus nos pede que a procuremos e, como um irmão que quer guardar, falemos para ele de sua atitude com caridade e desejo de levá-lo ao céu.

Peçamos a Deus a graça de um coração caridoso, pois, muitas vezes, as pessoas só precisam de alguém que cuide para que possam melhorar suas ações. Matemos em nós toda fofoca, murmuração e condenação, e procuremos amar o outro concretamente.

Quais são os 7 pecados capitais? E por que eles são mortais?

Por que recebe esse nome de capitais? Por que são 7? É invenção da Igreja? O que a Igreja e a Bíblia tem a nos dizer sobre isso? ...

Quando estamos em pecado mortal, Deus escuta nossas orações ou se afasta de nós?

Muitas pessoas, quando sua consciência lhes acusa de terem cometido pecado mortal, desistem de rezar. Pensam que, como não estão em estado de graça, Deus a...

Como se arrepender verdadeiramente dos pecados?

Para se confessar direito, não basta contar pecados ao padre. É preciso estar verdadeiramente arrependido deles. Mas arrependido não é sinônimo de choroso...

Por que não devemos permitir que nossa alma se perca?

O grande perigo da agitação dos nossos dias está em perdermos nossa alma ou, em outras palavras, perdermos o sentido da nossa própria vida, perdermos o co...

Por que preciso primeiro tirar a trave que está no meu olho?

Meus irmãos, Jesus nos convida a fugir da hipocrisia, chama-nos a tirar a trave, primeiro, do nosso próprio olho para poder ajudar o outro. “Como podes d...

Por que devo fugir das ocasiões de pecado?

A Igreja ensina que se expor ao perigo de pecar, já é pecado grave, pois vc está colocando sua alma em perigo de ofender a Deus. Se alguém ou alguma coisa...

Como faço para me livrar dos pecados Mortais?

Eu quero deixar os pecados mortais, mas recaio sempre! O que fazer? Muitas são as pessoas que querem romper com o pecado, mas sem perceber que estão alimenta...

O pecado nos traz alegria ou euforia?

O que está por trás dos pecados cometidos por mim? Não existe outra resposta a não ser: Ao cometê-los, na verdade, estamos em busca de alegria e de feli...

Como viver em estado de graça?

Tenho visto que é cada vez mais comum as pessoas não saberem o que é o estado de graça, sendo que é um conceito fundamental para a vida espiritual. O esta...

Por que não consigo largar os pecados de estimação?

Temos a consciência e a inspiração de não pecar, então, por que nos percebemos fracos diante de certos impulsos? O que esses pecados geram em nós? O que...

O que é a Concupiscência, Tibieza e o Pecado Venial?

Entenda o que é a Concupiscência, Tibieza e o Pecado Venial e como eles podem te levar ao inferno....

Você sabe como combater o Vírus do pecado da impureza e viver a Castidade?

O remédio para combater o vírus do pecado da impureza é a castidade. Dando continuação à nossa série de estudos sobre os pecados capitais, tomemos conhe...

Por que muitos Católicos estão comungando com Pecados Graves?

Vamos explicar porque isso vem acontecendo com tanta naturalidade e tranquilidade de muitos católicos que comungam e nao buscam a confissão. Só existe conv...

Por que o Pecado nos afasta de Deus?

A Palavra de Deus traz consigo a graça necessária para obedecê-la. Quando você a ouve, ela entra no seu coração e lhe dá convicção, força e determina...

O que é Pecado Grave? Quais pecados me impedem de comungar?

Se você é católico, precisa saber discernir isso Urgentemente. O Pecado Mortal é quando cometemos um pecado grave expulsamos a Deus de nós e perdemos a gra...

Por que Deus está pedindo para parar de pecar?

Entenda porque Deus pede para pararmos de pecar....

Por que a minha tristeza vem do pecado?

Tenha certeza: o pecado é o motivo de sua tristeza, e só a vontade de Deus em sua vida pode lhe devolver a alegria verdadeira. Santo Agostinho dizia: “Tua t...

O que é Pecado Mortal? Quais as consequências? E como vencer?

Todo pecado é uma ação contrária ao amor de Deus, mas existem faltas mais graves do que outras, às quais a Igreja costuma dar o nome de \"pecado mortal\". ...

O Pecado nos torna Escravos? E como faço para se livrar?

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos mostra toda a gravidade do pecado: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado e nada tem consequê...

Por que cometemos sempre os mesmos pecados?

Saiba por que temos a tendência de cometer sempre os mesmos pecados. O encontro pessoal com Cristo ressuscitado provoca uma transformação em nosso interior. ...

O que são pecados graves (mortais) e pecados leves (veniais)?

MUITOS LEITORES nos pedem orientações com relação aos significados dos termos pecado mortal e pecado venial, via de regra solicitando listas dos referidos ...