Fazer gato na energia, na água ou na tv por assinatura é pecado mortal? O que diz a Igreja e a Bíblia?


Será que existe alguma forma de fazer gato sem ser crime e nem pecado? Eu sendo pobre e não tendo condições de pagar um valor que acho injusto, posso recorrer para esse recurso?

Sim, pecado gravíssimo. Fazer gato, em palavras diretas, é roubar energia elétrica e isso na lei humana já é considerado furto (Código penal 155). E contra isso teríamos que aplicar o sétimo mandamento da lei de Deus dada a Moisés, que nos diz que não devemos roubar e está na bíblia em (Êxodo 20 ou Deuteronômio 5) e no texto os versículos de Romanos 13, 7 e Mateus 22, 21 que falam sobre o pagamento de tributos e impostos.

A Bíblia é um livro muito antigo e todas as coisas modernas não são citadas nela. Não posso procurar algo sobre corrente elétrica nela, pois foi descoberta apenas no século XVIII (Franklin) e a Bíblia terminou de ser escrita há quase 2 mil anos.

Assim também não podemos encontrar um versículo que diga algo sobre o mundo da internet. Apesar disso é justo nos perguntar que coisa poderia dizer a Bíblia para alguém que rouba corrente elétrica e também como se deve comportar alguém que navega no mundo da web. Da Palavra de Deus, naturalmente, deriva uma ética, uma moral que norteia a nossa vida.