Como fazer um bom exame de consciência antes da Confissão?


Aprenda a fazer um bom exame de consciência dentro dos 10 mandamentos, já que as transgressões aos mandamentos são considerados pecados mortais que leva a alma automaticamente para o inferno. Anote em uma folha de papel os itens que você perceber que necessita de perdão e leia para o padre em confissão depois queime. Leia até ao final.

Exame de consciência dentro dos 10 mandamentos:

Anote em uma folha de papel os itens que você perceber que necessita de confessar e leia para o padre em confissão depois queime.

Leia até ao final.

“As transgressões a esses mandamentos são consideradas pecados graves."

1º Mandamento: “ Amarás o Senhor ,teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, de todas as tuas forças.”

Coloquei Deus em primeiro lugar em minha vida? Duvidei da existência de Deus? Acreditei apenas em um ser supremo? Reneguei ou abandonei a minha fé? Pensei ou afirmei que todas as religiões são boas? Apoiei a comunhão sacriliga? Dei contra testemunho pondo em dúvida a fé que professo? Procurei aprender sobre a minha religião para melhor instruir? Rezo todos os dias? Dei prioridades a outras ocupações ao invés de rezar? Li livros ou revistas imorais, escritos ou jornais contrários à fé e aos bons costumes? Conservei estes escritos comigo? Emprestei-os a outros? Assistir a programas de TV ou cinema contrários à fé e aos bons costumes? Zombei da religião ou de seus ministros?


Desconfiei da misericórdia de Deus? Queixei-me de Sua providência nas doenças, na pobreza e nos sofrimentos?
Deixei de fazer, por muito tempo, os atos de fé, esperança e amor? Zombei das coisas santas? Revoltei-me contra Deus? Blasfemei?

 

 


Frenquentei reuniões, cultos ou organizações contrárias à fé, como: espiritismo, umbanda, quimbanda, sarava, candomblé, batuque, maçonaria, feitiçarias, benzedeiras, adivinhos, magia negra, nova era? Doutrina não cristãs? Estou acreditando em orações supersticiosas? Agouros? Objetos supersticiosos como: Amuletos, figas, trevos(patuá), pé de coelho, ferradura, elefante, talismãs, olho grego, pimenta, buda? Lidei com despachos? Pedi favores na macumba para obter bens, para pedir o esposo ou esposa do meu próximo? Acreditei em horóscopos? Usei o horóscopo? Fiz cursos de controles mental e emocional ou meditação transcendental? ( Talvez não tenha participado diretamente dessas reuniões, cultos ou organizações contrárias à minha fé, mas deles participaram meus pais, parentes ou outras pessoas que me comprometeram indiretamente, me levando a estes lugares. Talvez tenha ido apenas por estudo ou curiosidade, contudo fiquei comprometido).


Coloquei as coisas do mundo, tais como riqueza, prazer, poder, fama, meus conhecimentos, vícios acima de Deus?
Adorei satanás? Invoquei satanás? Evoquei os espíritos dos mortos? Acreditei na reencarnação?

2º Mandamento: “ Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.”

Pronunciei o nome de Deus dizendo palavras irreverentes? Roguei praga contra Deus? Ofendi a Deus com minhas más atitude e palavras irreverentes? Recusei o auxílio de Deus? Desconfiei de Deus?


Pronunciei o nome dos santos sem respeito? Blasfemei contra Deus? Contra Nossa Senhora? Contra os santos? Contra a igreja? Contra os sacramentos? Jurei falso ou sem necessidade? Prometi coisas ruins com juramento? Tenho deixado de cumprir promessas que fiz? Falei das coisas santas sem respeito? Ri de piadas que desmoraliza a imagem de Deus e do meu próximo?

3º Mandamento: “Guardarás o domingo e dias santos de preceito.”

Participei da missa inteira aos domingos e dias de preceito? Cheguei tarde na missa por própria culpa? Não me esforcei para chegar na hora certa na missa? Fui irreverente na igreja, rindo, julgando e conversando inutilmente? Tenho trabalhado aos domingos e dias santos sem necessidades? Aproveitei esses dias para rezar mais e passar mais tempo com a família? Obriguei outros a trabalharem sem justa causa em dia santo?

 

 

4º Mandamento: “Honrarás pai e mãe”

Fui malcriada com meus pais e superiores? Falei alto ou gritei com meus pais? Xinguei? Bati neles? Entristeci-os gravemente? Desejei-lhes mal? Desobedeci-lhes em coisas importantes? Tive vergonha dos meus pais? Neguei-lhes ajuda e assistência, sobretudo se idosos ou doentes? Pus meus pais no asilo por não querer cuidar deles sabendo que ia entristecê-los? Amo meus pais? Honro meus pais? Perdôo-lhes? Decepcionei meus pais? Rezo por eles?

5º Mandamento: “Não matarás”

Expus-me ao perigo de vida sem necessidade? Tentei suicídio? Fui imoderada no comer e beber? Joguei comida fora, desperdicei água? Embriaguei-me? Usei tóxico?
Injuriei os outros? Deixei de ajudar o próximo em suas necessidades espirituais e materiais? Briguei? Alimentei pensamento ou desejos de vingança? Tive raiva ou ódio do meu próximo? Desejei-lhe algum mal? Desejei-lhe a morte? Pus cargas pesadas no ombro do meu próximo tendo consciência de que o prejudicaria? Zombei de pessoas pobres, idosas, aleijadas? Conservei alguma inimizade? Denunciei alguém injustamente à autoridade para tirar proveito? Pus em perigo a vida corporal ou espiritual de outros com palavras, omissões, atitudes exageradas? Fui ousada na direção do carro? Disse palavras injuriosas para o meu próximo? Espanquei? Feri? Matei alguém? Mandei matar ou aconselhei a matar? Aconselhei ou provoquei aborto? Fiquei triste com o bem do próximo? Dei mau exemplo?

6º Mandamento: “ Não pecarás contra a castidade.”

Faltei ao pudor? Despi-me diante dos outros? Cometi pecados impuros comigo mesmo (masturbação)? Com outros? Com animais? Tive relações com animais? Provoquei tentações ou desejos impuros por meio de olhares, más leituras, revista, internet, telefone, toques, cinemas, bailes licenciosos, trajes indecentes? Contei piadas imorais? Defendi o aborto? Tenho praticado sexo com minha namorado(a)? Meu noivo(a)? Tive sexo oral e anal? Procurei as ocasiões de pecado? Rezo para ser casto?

7º mandamento: “Não furtarás.”

Tenho furtado alguma coisa dos outros? Tenho furtado dinheiro dos meus pais? Aceitei ou comprei coisas furtadas tendo conhecimento disso? Fiquei com coisas achadas sabendo que posso encontrar o dono? Planejei algum furto? Causei prejuízo de propósito ou por negligência? Paguei as minhas dívidas? Procurei reparar os danos causados? Abusei da alta de preços? Cobrei juros excessivos? Enganei o próximo nas compras e vendas? Apelei injustamente para leis trabalhista para obter indenizações indevidas? Desperdicei tempo no trabalho? Retive coisas que deveria ter dado ao próximo?

 

 

8º Mandamento: “Não levantarás falso testemunho.”

Menti, falei mal dos outros? Difamei? Caluniei? Fiz juízo falsos e temerários? Semeei discórdias e inimizade na família? Provoquei inimizades políticas? Exagerei as faltas dos outros? Dei falso testemunho contra o próximo? Fiz critica, fofoca e mexerico? Gosto de ouvir falar mal dos outros para ter razão? Reparei o mal que fiz com calúnias e mexericos e atitudes injustas?
(Pedir perdão é um ato de humildade!)

9º Mandamento: “Não desejar a mulher ou o homem do próximo.”

Tive relações fora do matrimônio? Liberdades no matrimônio? Defendi a promiscuidade e a relação pré-matrimonial? Defendi o divórcio? Desejei o adultério? Pratiquei adultério? Tive relações com minha esposa pensando em outra? Tenho tido sexo com minha esposa(o) no motel? Vi filme pornográfico fazendo sexo com minha esposa(o)?

10º Mandamento: “Não cobiçar as coisas alheias.”

Tenho desejado a casa do meu próximo? O carro? O campo? A moto? A vida social? A fama? O sucesso? A empresa? O comércio? A profissão? O encargo? A promoção? A vida social e familiar? Os dons? Fui ganancioso?
( Esta é a concupiscência dos bens alheios.)

 

 


--------------------------
Obs: Para complementar aqui nesse link têm os 7 pecados capitais:

https://www.veritatis.com.br/antigo/8880-os-7-pecados-capitais-e-as-7-virtudes-opostas

e os 5 mandamentos da igreja:

https://cleofas.com.br/os-cinco-mandamentos-da-igreja/

--------------------------
Pecados graves (mortais): São ofensas graves à Deus ou ao próximo. Apagam a caridade no coração do homem; desviam o homem de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, e tido plena consciência corre o risco de merece a morte eterna, conforme o testemunho da Escritura: “Há pecado que leva à morte” (1 Jo 5,16b).

Pecados leves (veniais): São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Mas sendo repetitivo têm que levar para o confessionário.
Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. “Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte” (1 Jo 5, 17 ).

--------------------------
Pessoas que estão juntas sem o matrimonio ou em segunda união não podem confessar e nem comungar se vivem maritalmente. Precisa primeiro largar o pecado e depois se confessar.

 

 

Obs: A comunhão para os casais de segunda união só será permitido se ambos com o consentimento do Bispo em comum acordo decidirem pela a abstinência sexual tendo sempre o acompanhamento do pároco.

--------------------------
Oração para uma boa confissão:

Meu Deus, por causa dos meus pecados crucifiquei de novo o Vosso Divino Filho e escarneci dEle. Por isto sou merecedor da Vossa cólera e expus-me ao fogo do Inferno. E como fui ingrato para convosco, meu Pai do Céu, que me criastes do nada, me redimistes pelo preciosíssimo sangue do Vosso Filho e me santificastes pelos Vossos santos Sacramentos e pelo Espírito Santo! Mas Vós poupastes-me pela Vossa misericórdia, para que eu pudesse fazer esta confissão. Recebei-me, pois, como Vosso filho pródigo e dai-me a graça de uma boa confissão, para que possa recomeçar a amar-Vos de todo o meu coração e de toda a minha alma, e para que possa, a partir de agora, cumprir os Vossos Mandamentos e sofrer com paciência os castigos temporais que possam cair sobre mim. Espero, pela Vossa bondade e poder, obter a vida eterna no Paraíso. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amem

Nota final

Lembre-se de confessar os seus pecados com arrependimento sobrenatural, tendo uma resolução firme de não tornar a pecar e de evitar situações que levem ao pecado. Peça ao seu confessor que o ajude a superar alguma dificuldade que tenha em fazer uma boa confissão. Cumpra prontamente a sua penitência.

 

 

Ato de Contrição
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amem.

6 dicas do Padre Paulo Ricado para se ter uma confissão frutuosa

Como fazer uma boa confissão? Como fazer um bom EXAME DE CONSCIÊNCIA para se confessar? O que significa arrepender-se dos próprios pecados? Que propósito de...

Como conseguir uma Contrição Perfeita antes de ir me confessar?

O que é uma Contrição Perfeita? Por que ela se faz necessária para o sacramento da confissão ser válido? Existe algum caminho de saída para arrepender-...

Confessar-se: como? por quê?

Cristo instituiu o sacramento da Confissão(Joao 20,22-23 / Tiago 5,15-16) para todos os membros pecadores de Sua Igreja, antes de tudo, para aqueles que, depoi...

CONFISSÃO: O que significa arrepender-se dos próprios pecados?

Para se confessar direito, não basta contar pecados ao padre. É preciso estar verdadeiramente arrependido deles. Mas arrependido não é sinônimo de choroso....

Como confessar os pecados sexuais?

Como confessar os pecados contra o Sexto Mandamento da Lei de Deus? Você tem dificuldades para confesar esses pecados? Aqui vão algumas DICAS que vão te ajud...

Você sabe qual foi a primeira coisa que Jesus fez depois que Ressuscitou dos mortos ?

Por que a confissão foi a primeira coisa que Jesus fez depois de ressucitado? Por que se confessar? Por que diretamente com um padre? Está na Bíblia? ...

A Igreja pode perdoar os pecados? O que diz a Bíblia?

O pecado é infidelidade e injúria a Deus: somente Deus pode perdoá-lo. Mas Jesus, que é Deus e tem o poder de perdoar os pecados (Mc 2,7-12) concedeu à sua...

Por que me confessar? E Quais os efeitos do Sacramento da Confissão?

A Penitência é um sacramento que nos auxilia na caminhada nesta estrada difícil rumo ao céu. Jesus veio ao nosso mundo para tirar o pecado; como disse São ...