Por que Martinho Lutero adulterou a Bíblia?


Martinho Lutero, não somente acrescentou palavras, como também retirou Livros inteiros da Bíblia, justamente porque alguns dos livros constantes desse Canon contradiziam as mudanças dogmáticas que ele queria propor, resolveu mudar o Canon. Durante o processo de escolha dos livros inspirados, Lutero queria livrar-se do livro de São Tiago, por exemplo, pois nele consta que a salvação não se obtém pela Fé Somente, como prega a doutrina Luterana da Sola Fide;

Martinho Lutero, não somente acrescentou palavras, como também retirou Livros inteiros da Bíblia, justamente porque alguns dos livros constantes desse Canon contradiziam as mudanças dogmáticas que ele queria propor, resolveu mudar o Canon. Durante o processo de escolha dos livros inspirados, Lutero queria livrar-se do livro de São Tiago, por exemplo, pois nele consta que a salvação não se obtém pela Fé Somente, como prega a doutrina Luterana da Sola Fide; mas foi persuadido por seus conselheiros a não excluir esse e outros tantos livros do Novo Testamento.


Mais adiante, a sua convicção em formular novas doutrinas o levou a fazer ‘ajustes’ nas escrituras, de modo que ficassem condizentes com suas convicções doutrinárias. Assim, Lutero alterou um detalhe do texto em Romanos para que a expressão ‘Fé somente’ constasse na Escritura. Ele adicionou a palavra ‘somente’ na sua tradução da Bíblia para o Alemão; sustentando assim sua doutrina de que Somente a Fé é necessária para a Salvação.

Exatamente isso o que você acabou de ler, Lutero fundando o Protestantismo, resolveu fazer a sua tradução ALTERANDO Romanos 1,17 onde diz: "o justo viverá pela fé", ele acrescentou a palavra "allein" que significa "somente", e passou a pregar que o justo "viverá SOMENTE pela fé". Foi o modo desonesto que ele achou para justificar a sua nova religião com a heresia do "Sola Fide".


Felizmente, as Bíblias atuais não constam mais a palavra ‘somente’, pois ela não existe no texto original. Apesar disso, a teologia Protestante se baseia predominantemente na doutrina Luterana da ‘Sola Fide’ ou Fé Somente. Do mesmo modo, os Livros dos Macabeus foram eliminados porque atestam a doutrina do Purgatório. Com base nessas crenças, Lutero optou por adotar o Canon Judeu do Antigo Testamento, que também não incluía os livros registrados em Grego.
Lutero tentou remover Hebreus, Tiago, Judas e o Apocalipse do cânone bíblico, mas não conseguiu. Porém, estes livros ainda hoje aparecem no final da Bíblia de Lutero alemã até hoje. Aparentemente a razão é que estes livros atestariam contra doutrinas protestantes como a "sola gratia" e a "sola fide". O argumento de que a sua oposição se baseava apenas no fato de eles terem tido sua canonicidade questionada ao longo dos séculos, não há motivos para Lutero não ter incluído na lista 2Pedro, a epístola mais questionada na antiguidade.
Reforçando essa visão, o prefácio que o próprio Lutero afixou a estes quatro livros deixa clara sua posição de que "sua opinião negativa sobre eles se dava mais por conta de reservas teológicas do que por qualquer consideração histórica sobre o cânone".


“A história de Jonas é tão monstruosa que é absolutamente incrível".
["Os fatos sobre Lutero, O’Hare, TAN Books, 1987, p. 202.].


“O livro de Ester, eu lanço no Elba. Eu sou como um inimigo para o livro de Ester, que eu gostaria que não existisse, pois Judaíza demais e tem em si uma grande dose de loucura pagã".
[Ibid.].
“É de muito pouco valor é o Livro de Baruque, quem quer que seja o digno Baruque”.
[Ibid.].
“… A epístola de São Tiago é uma epístola cheia de palha, porque não contém nada evangélico".
[Prefácio ao Novo Testamento, “Dillenberger. Ed, p. 19].


“Se disparate é falado em qualquer lugar, este é o lugar. Eu passo por cima do fato de que muitos afirmaram, com muita probabilidade, que esta carta não foi escrita pelo apóstolo Tiago, e não é digna do espírito do apóstolo”.
["Servidão pagã da Igreja, ‘Dillenberger. Ed, p. 352.].


Lendo essas palavras de Lutero, é difícil imaginar que ele seja o mesmo homem que tantas vezes disse olhar para a Bíblia “como se o próprio Deus falasse por meio dela.” Como ele poderia ter alegado acreditar na Palavra inspirada de Deus como a autoridade máxima em matéria religiosa, se ele mesmo se colocou em julgamento das Escrituras? Ao fazer isso, ele claramente se colocou como juiz sobre o próprio Deus.
Acredite ou não, em sua arrogância Lutero, presumiu até mesmo classificar os evangelhos: “João, conta com poucos registros das obras de Cristo, mas uma grande parte de sua pregação, ao passo que os outros três evangelistas registraram muitas de suas obras, mas poucos de suas as palavras. Daqui resulta que o evangelho de João é único na delicadeza, e de uma verdade do evangelho principal, muito, muito superior aos outros três, e São Paulo e São Pedro estão muito além dos três evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas". [Prefácio aos romanos, “Dillenberger. Ed, p. 18-19].


E queixou-se sobre o livro do Apocalipse: “a minha mente não percebe nesse livro nenhuma marca de um caráter apostólico ou profético … Cada um pode formar seu próprio julgamento deste livro, quanto a mim, sinto uma aversão a ele, e para mim isso é razão suficiente para rejeitá-lo".
[Werke Sammtliche, 63, pp 169-170, “Os fatos sobre Lutero,” O’Hare, TAN Books, 1987, p. 203].


E, finalmente, ele admitiu ter acrescentando a palavra ‘somente’ em Rom. 3:28 de sua própria vontade: “Se incomoda papista a palavra (“somente”), diga-lhe logo, o Dr. Martinho Lutero vai tê-la assim mesmo.: papista e burro são uma e a mesma coisa. Quem não quiser minha tradução, que se dê a ele um ‘vá-se embora’.. O diabo agradece àqueles que o censuram sem minha vontade e conhecimento. “Lutero assim o quer, e ele, que é doutor acima de todos os doutores do papado, assim o terá".
[Amic. Discussões, 1, 127, “Os Fatos Sobre Lutero, O’Hare, TAN Books, 1987, p. 201].


Aqui Lutero é condenado por sua própria boca. Para João, em Apocalipse 22: 18-19, declara alguém anátema que pressupõe a mudança, mesmo uma única palavra da Escritura: “Eu testifico a todo aquele que ouve as palavras proféticas deste livro: se alguém acrescentar a elas, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro, e se alguém tirar qualquer coisa das palavras deste livro profético, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e na cidade santa descrita neste livro". Lutero, é claro, não apenas acrescentou ou tirou meras palavras, mas passagens e livros inteiros.


Em seu livro "Basic Theology", Charles Caldwell Ryrie disputa a alegação de que Lutero teria rejeitado a Epístola de Tiago como sendo canônica. Em seu prefácio ao Novo Testamento, Lutero atribuiu aos diversos livros diferentes graus de valor doutrinário, chamando a Epístola de São Tiago de "Epístola de Palha": "O Evangelho de São João e sua primeira epístola, as Epístolas de São Paulo, especialmente as aos Romanos, aos Gálatas, aos Efésios, e a Epístola de São Pedro – estes são livro que revelam a ti Cristo e ensinam o que é necessário e abençoado para que saibas, mesmo se tu não fores jamais ver ou ouvir nenhum outro livro de doutrina. Portanto, a Epístola de São Tiago, comparada com eles, é realmente uma epístola de palha, pois nela não há nada de valor evangélico". Lutero estaria, desta forma, comparando valores doutrinários e não a validade da epístola como parte do cânone.


Porém, a teoria de Ryrie é contestada por outros estudiosos bíblicos, incluindo William Barclay, que escreveu que Lutero afirmou abertamente e até rudemente: "Eu tenho em alta estima a Epístola de Tiago e considero-a valiosa apesar de ela ter sido rejeitada nos primeiros dias. Ela não apresenta doutrinas humanas e dá muita ênfase à lei de Deus. [...] Eu não defendo que ela tenha autoria apostólica."


Contraditoriamente, Lutero reconheceu e aceitou parte do Canon Católico das Sagradas Escrituras, e manteve todos os livros do Novo Testamento. Com isso Lutero reconheceu a autoridade do concilio Católica para determinar o que deveria ser considerado Sagrada Escritura - ao menos no que se refere ao Novo Testamento - e que o Canon fora de fato guiado pelo Espirito Santo. Essa conduta leva-nos a uma pergunta obvia e bastante pertinente: Se o Espírito Santo guiou a Igreja corretamente na determinação do Novo Testamento, porque haveria da permitir que ela errasse quanto ao Canon do Antigo Testamento? Mais adiante, é importantíssimo salientar que no Novo Testamento há diversas citações dos livros excluídos por Lutero, tornando ainda mais evidente que eles de fato devem ser considerados como Livros Inspirados e contraditória a decisão de rejeita-los.


OS PROTESTANTES E OS LIVROS DEUTEROCANÔNICOS:


Convém fazer algumas distinções primeiras quanto aos nomes:


1) Cânon: do Grego Kanón = Regra, medida e catalogado
2) Canônico = Livro catalogado – o que significa que também é inspirado por Deus
3) Protacanônico = Livro catalogado próton, isto é, em primeiro lugar ou sempre catalogado
4) Deuterocanônico = Livro catalogado, deuteron ou em segunda instância, posteriormente (após sido Controvertido)
5) Apócrifo = Do grego apókryphon = Livro oculto, isto é, não lido nas Assembléias públicas de culto. Reservado a leitura particular.


Os livros Deuterocanônicos (Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1Macabeus e 2Macabeus, os capítulos 13 e 14 e os versículos 24 a 90 do capítulo 3 de Daniel, os capítulos 11 a 16 de Éster, estão na Tradição chamada Septuaginta, que foi traduzida do Hebraico por setenta sábios em setenta dias, cada um trabalhando isoladamente e chegando todos ao mesmo texto.


No ano 100 d.C, aproximadamente, os sábios Fariseus se reuniram em Yavné (Jâmnia) na Galiléia, e começaram a trabalhar em uma re-centralização da religião, que era antes centrada no templo.


Os Fariseus procuraram estabelecer regras mais rígidas de vida, ampliando ainda mais a “cerca em torno da lei”. Nesse período, é bom lembrar que, Saduceus e Essênios já tinham desaparecidos ou assimilados a outras crenças, sobrando os Fariseus.


Entre as decisões tomadas pelos Fariseus, que não aceitaram a Cristo, fixaram um Cânon Bíblico que propositadamente impediria o Novo Testamento como palavra de Deus. Evidentemente esses critérios não eram seguidos pelos Cristãos, que não tinham mais nada a ver com os Fariseus que não aceitaram a Jesus Cristo.


Os Critérios dos Fariseus eram os Seguintes:


1) O Cânon deveria estar disponível em Hebraico, não em Aramaico ou Grego
2) Não poderia ser escrito fora da terra de Israel.
3) Não poderia ser escrito depois de Esdras (458-428 a.C)


REFLEXÃO:


1) Se a palavra de Deus fosse para ser escrita somente no Hebraico, isso excluiria todo o Novo Testamento.
2) Acontece, porém, que em Alexandria, no Egito, havia Judeus, que traduziram os livros Sagrados, do Hebraico para o Grego entre 250 e 100 a.C

3) Ao escrever o Novo Testamento, os Apóstolos e Evangelistas usaram a tradução Grega feita entre 250 e 100 a.C, pelos próprios Judeus de Alexandria.


Quando a tradução foi feita por São Jerônimo, ele possuía a íntegra dos textos confiados por Deus à sua Igreja, incluindo no Antigo Testamento, os sete livros que Lutero mais tarde excluiu. Todas as Bíblias desde então continham estes livros; uma prova disso é a Bíblia de Gutemberg (Versão clássica da Bíblia Vulgata no idioma Latim, e o mais antigo Livro produzido no sistema de imprensa no mundo Ocidental) e outras Bíblias mais antigas. Lutero, porém, ao a sua revolta, resolveu traduzir a Bíblia para o Alemão. Ora, ao contrário de São Jerônimo , que usou manuscritos muitos antigos, Lutero tinha à sua disposição apenas manuscritos recentes dos Judeus de Jâmnia ou Yavné, que evidentemente não continham os livros que os Fariseus excluíram do Cânon Bíblico muito depois de Cristo. Basta-nos dizer que qualquer Edição ou exemplar manuscrito da Bíblia antes de Lutero, a importância da Tradição e do Magistério, a verdadeira doutrina sobre a Graça, enfim, vários pontos da Doutrina ensinada por Cristo e pelos Apóstolos que foram negadas pelos Protestantes.


Não é razoável a interpretação protestante, visto que esta acaba dizendo que a Bíblia se prova pela Bíblia – o que por si contradiz a própria Bíblia (1 Timóteo 3,15). Ora, isso é uma temeridade. A Bíblia se prova pela autoridade da Igreja que a compôs !


Finalmente, concluímos que a Igreja Católica adotou o cânon Grego. Enquanto os protestantes – adeptos de Lutero – adotaram o cânon dos Fariseus, e isso é fato, realidade.
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A BÍBLIA E A IGREJA:
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PORQUE A BÍBLIA CATÓLICA TEM 73 LIVROS, E A BÍBLIA PROTESTANTE TEM 66 LIVROS?
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COMO SURGIU A BÍBLIA?
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LUTERO FOI O PRIMEIRO A TRADUZIR A BÍBLIA?
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PORQUE LUTERO ALTEROU A BÍBLIA?
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SOBRE OS 7 LIVROS REJEITADO PELOS PROTESTANTES:
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OS PROTESTANTES E O LIVRO DE SABEDORIA:
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PORQUE OS PROTESTANTES RETIRARAM O LIVRO DE BARUC (Baruque)?
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PROTESTANTES RECONHECEM QUE RETIRARAM OS 7 LIVROS:
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"SOMENTE AS ESCRITURAS" NÃO!
OS 3 PILARES DO CATOLICISMO SÃO:
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12 RAZÕES PARA REJEITAR A SOLA SCRIPTURA:
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