Qual o verdadeiro sentido do São João?


Afinal, quem já se perguntou qual o verdadeiro sentido do São João? Seria fogueiras, milhos e muito forró?

Muitas pessoas desconhecem o verdadeiro sentido das festas das quais participam, e no Brasil parece que predomina o desconhecimento sobre o conhecimento. Acontece isso na Páscoa, no Natal, no São João. Coelhos e ovos de chocolates roubam a cena na Páscoa, árvores, Noel e presentes tomam o lugar do nascimento de Jesus no Natal. Com o São João não é diferente.


Afinal, quem já se perguntou qual o verdadeiro sentido do São João? Seria fogueiras, milhos e muito forró? Quadrilhas, bebidas e sexo? Afinal, o que se comemora? É claro que segundo antiquíssima Tradição Santa Isabel e São Zacarias, pais de São João, moravam no cimo de uma montanha praticamente isolados. Zacarias, um sacerdote bem quisto por todos, possuía vários amigos que moravam nas vilas ao redor da montanha que muito se alegraram com a notícia de que o sacerdote zeloso seria Pai. Querendo saber a hora em que o menino fosse nascer, pediram para Zacarias que soltasse fogos de artifício e acendesse no alto da montanha uma grande fogueira, que serviria assim como aviso do nascimento do menino a todos. 

 

 

Nas vésperas do dia 24 , quando Isabel já estava em trabalho de parto, o sinal pedido foi feito: Uma fogueira foi acesa e fogos foram soltados. Grande multidão subiu para a montanha e lá comemoram com muita festa, comidas e danças o nascimento do menino, que seria o precursor do Cristo.

 

Nas, seria apenas esse o sentido do São João? Afinal porque o nome São João? João Batista era primo de Jesus, foi sacerdote e profeta, tendo sido ele quem batizara Jesus nas águas. E, certo tempo após o início do ministério de Jesus, aos trinta anos, João foi preso e degolado.

João pregava sobre arrependimento e conversão e chamava o povo a mudar de direção e se voltar para Deus porque o Reino de Deus estava próximo. Ele veio preparar o caminho para o Salvador. Era uma voz a clamar no deserto contra Israel rebelde!


Certa ocasião João disse: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" João 3.30 referindo-se ao seu ministério e o de Jesus. João também afirmou que não era digno de desatar as correias das sandálias de Jesus, como sinal de humilhação e reconhecimento de sua inferioridade.

Ora, conhecendo João pelas Escrituras podemos entender que João jamais aceitaria qualquer tipo de comemoração em seu nome; Era um homem humilde, simples, vestia-se de pele de camelo, comia gafanhotos e mel silvestre. Jamais pretendeu alcançar fama ou sucesso. Seu único objetivo era: Preparar o caminho para Jesus, chamar o povo ao arrependimento e conversão, preparando seus corações à mensagem messiânica.

 
 

Que lamentável, uma festa e m nome de João, onde as pessoas se distanciam mais de Deus. A maioria sequer sabe quem foi João, de fato, ou o que ele fazia e pregava. Uma comemoração como pretexto para farra, prostituição, drogas e bebidas! Sem contar os crimes ocorridos nesse período, na festa e na cidade em geral.

Com pesar, pelas tantas vidas que não conhecem e talvez nunca conhecerão, e nem sabem nada sobre quem realmente foi João Batista ou sobre sua vida e ministério.  

 

Quem foi São João Batista?

Hoje convidamos você a conhecer a história do santo que é lembrado como o precursor de Jesus Cristo, considerado o último e maior dos profetas. Venha descobrir quem foi São João Batista:

João Batista era filho do sacerdote Zacarias com Isabel, uma das primas de Maria, mãe de Jesus. Nasceu em 24 de junho (por isso em junho celebramos o “Mês de São João”) e foi martirizado em 29 de agosto. É o único santo que tem essas duas datas, nascimento e morte, evocadas pelos cristãos.

A origem de seu nome tem um significado bem interessante: João representa “Deus é propício” e o apelido, Baptista, surgiu devido aos inúmeros batizados que realizou com os judeus. Uma tradição que posteriormente fora adaptada pelo cristianismo.

 

 

O batismo de Jesus
Às margens do rio Jordão, local onde João batizava muitos judeus, Jesus se aproximou:

Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.  E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mateus 3:13-17)

Alguns relatos da Bíblia contam que João ouviu uma voz enquanto batizada Jesus: “este é o Meu filho amado no qual ponho toda a minha complascência”. Há também trechos que contam que neste momento, uma pomba voou entre eles, o que significaria uma manifestação do Espírito Santo.

Neste dia 24 de junho, lembraremos, em memória a São João Batista, a consagração que Jesus Cristo deu ao santo:

“Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mateus 11:11-14)

 

 

 Convidamos você a orar por São João Batista:

Oração a São João Batista

Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afecto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protector, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa á casa de vossa mãe S. Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém.