Ex-Protestante destrói a heresia “Solo Christus” das 5 Solas de Lutero


No tempo em que nos importa viver, no qual os ventos do ecumenismo tornam a soprar cada vez com mais firmeza, não é nada fácil tentar dizer três ou quatro verdades sobre os nossos “irmãos separados”. Eu, que durante nove anos de minha vida fui protestante, sei como é estar dos dois lados da cerca. É uma experiência inegavelmente peculiar. Apesar de encontrarmos do lado protestante uma grande maioria que julga que o catolicismo romano não é cristão, do lado católico não observamos com abundância aqueles que colocam em dúvida a natureza cristã do protestantismo. Sem querer valorizar demais, posto que não vale a pena, a opinião anti-católica deste grupo de protestantes, creio ser necessário comentarmos alguns pontos chave para que os católicos em geral, ou pelo menos aqueles que mantém um contato maior com protestantes, reconheçam que deveriam ser menos otimistas quanto à existência de um elemento cristão genuíno no cristianismo protestante.

Desde seu surgimento, na reforma, o protestantismo elaborou uma série de lemas que se tornaram verdadeiros dogmas de fé do cristianismo protestante. Analisaremos um desses lemas, e vejamos o que ocorre na prática.

Solo Christus

A princípio nada haveria de me opor a esta doutrina essencial da fé cristã pela qual reconhecemos que a figura e a pessoa de Jesus Cristo é, por si só, o centro de nossa vida e esperança. Indubitavelmente, sem Cristo não há cristianismo. Contudo, acontece que na Bíblia ocorre uma realidade muito clara: uma vez que Jesus Cristo se encarnou e fundou sua Igreja não podemos mais separar a realidade de Cristo com a realidade da Igreja. A Palavra de Deus é clara neste ponto: A Igreja é o Corpo de Cristo (Cl 1,18). Diz mais: A Igreja é a Sua Plenitude (Ef 1,23). Quem persegue a Igreja, persegue o Cristo (At 9,1-6) e, caso a relação não esteja suficientemente nítida, podemos perceber que a relação entre Cristo e a Igreja é um mistério ao qual São Paulo compara ao mistério da união entre o homem e a mulher (Ef 5,31-32).

Portanto, dizemos a verdade se ensinamos que não pode crer em “Solo Christus” aquele que aceita o Cristo, mas rejeita a Igreja, indissoluvelmente unida a Ele por toda a eternidade. Por isso o Símbolo Niceno-Constantinopolitano afirma em um de seus pontos: “Creio na Santa Igreja Católica e apostólica”; Ou seja, desde a antiguidade era demonstrado que a fé ou crença na Igreja era parte da fé cristã. E se o Cristo em pessoa afirmou, sobre o matrimônio, que “o que Deus uniu o homem não separe”, mais ainda devemos crer que a união de Cristo com a Igreja está selada eternamente por vontade divina.

 

Se isto está claro, cabe aqui uma pergunta: atacar a unidade da Igreja não é exatamente o mesmo que atacar o Cristo? É cristão, portanto, dividir o corpo de Cristo em milhares de fragmentos? Ou, pelo contrário, a divisão da unidade do corpo de Cristo não é a arma mais poderosa que satanás poderia se servir durante a história da Igreja?

Quando era protestante, eu via como secundário este assunto de unidade da Igreja e, acima de tudo, sacrificável ao “deus” da pureza doutrinária. Ou seja, a verdadeira doutrina expressa “somente na Bíblia” está um tesouro de muito mais valor que a unidade visível da Igreja de Cristo. Porém não era somente isso. Assim como a imensa maioria dos protestantes, eu tinha um conceito sobre a Igreja que não se acha em lugar nenhum da Bíblia, a não ser através de interpretações torcidas e contorcidas. É o que eu chamo de conceito “docetista” da Igreja, onde se tira a noção de que possa haver uma Igreja visível, organizada e hierarquizada, para se aceitar uma Igreja desorganizada, invisível, pseudo-etérea, sem unidade orgânica real.

Sem muita demora, vejamos o que diz a Bíblia sobre a Igreja:

1-    Cristo deixou muito claro que a unidade dos cristãos deveria ser semelhante à sua unidade com o Pai e que por essa unidade o mundo deveria crer.

2-    A Igreja teria uma hierarquia muito bem definida: apóstolos, entre eles Pedro, o primeiro, e logo os bispos e anciãos (presbíteros).

3-    A Igreja adotaria um sistema de análise chamado Conciliar, tal e como se vê em Atos 15, com o particular fato de que Pedro iniciou os debates sobre os temas em pauta naquele concílio. Além disso, as disposições do Concílio eram de aceitação obrigatória por toda a Igreja.

4-     Os apóstolos eram intolerantes com aqueles que causavam divisões. Encabeçados por Paulo, que teve que se depara com os “denominacionalismos” de Corinto (1Cor 1,10-13). Também ele deu a Tito uma ordem bem clara sobre o que ele deveria fazer com aqueles que causassem divisões. Deveria admoestá-los primeiro e depois expulsá-los da Igreja, porque haviam-se pervertido (Tt 3,10-11). Judas (Jd 19) coloca que os que causam divisão não possuem o Espírito. E, digamos alto e claro, o apóstolo João mostra em 1Jo 2,18-19 que os que saem da Igreja são anti-cristos, ainda que alguns queiram interpretar este versículo de uma forma mais suave.

Bem, alguém deve estar se perguntando: “E o que tem a ver isto tudo com o protestantismo e ‘Solo Christus‘?”. Respondo: Tem tudo a ver! E mais: o protestante que entende esta realidade, se é honesto e inteligente, necessariamente tem de deixar de ser protestante, a menos que queira pecar gravemente contra Deus.

 

É evidente que um sistema religioso que afirma aceitar inteiramente o Cristo e todo o seu ensinamento, mas que leva em sua essência o vírus mortal da divisão do corpo de Cristo, somente pode ser definida como anti-cristo. Anti-cristã. Não há justificativa alguma ao fato de que o protestantismo tem sido absolutamente incapaz de manter uma unidade eclesial interna minimamente respeitável. Quando os protestantes se insurgem em apontar, com seus tratados e comentários bíblicos, os erros doutrinários do catolicismo, não se dão conta que a simples existência de uma miríade de denominações protestantes independentes umas das outras é, nos seus olhos, uma trave de proporções apocalípticas.

Parece forte dizer isso, mas a verdade é que o protestantismo é a negação de Cristo desde o momento em que, na prática, nega a existência de uma só Igreja de Cristo, com uma só fé, com um só batismo e um só credo. E, negando a existência dessa Igreja, que é o corpo de Cristo, está se negando o próprio Cristo, ainda que inconscientemente. Ponto final!

Se o protestantismo tivesse a capacidade de ter se organizado em uma só denominação, poderíamos hoje contemplar a reforma de um prisma totalmente diferente. Porém, a reforma não foi o que pretendia ser, senão o maior levante de aniquilação da Igreja, com a desculpa de uma verdadeira mudança. Aproveitaram da fraqueza da Igreja da época para tentar destruí-la por completo, mas, graças a Deus, foi na fraqueza que a Igreja despertou com força para novos desafios, ainda que lhe custasse muito recuperar o que havia perdido com a corrupção interna e os desajustes doutrinais e externos.

Para finalizar, ainda me caberia verificar muitas das ramificações desse desastre que é o protestantismo para a cristandade, mas me contentarei em assinalar pelo menos algumas poucas incoerências da agressiva dinâmica dialética que os protestantes usam contra a Igreja Católica:

1-    Os protestantes rejeitam a Igreja Católica por não se basear somente na Bíblia. A verdade é que eles, que dizem basear-se somente na Bíblia, não conseguem chegar a um acordo sobre doutrinas como a Eucaristia, sacramentos, organização eclesial, doutrinas da graça e salvação (calvinismo e arminianismo), etc., etc., etc.

2-    Os protestantes atacam a Igreja Católica por valorizar o papel da Tradição, mas eles mesmos são escravos de suas próprias tradições interpretativas da Palavra de Deus. E, ainda por cima, aceitam grande parte da linguagem e do conteúdo doutrinal que a eles chegou através da…Tradição da Igreja (Trindade, Cânon da Bíblia, Filioque, Pecado Original, Domingo como dia do Senhor).

3-    Os protestantes usam a Bíblia como uma arma contra determinadas doutrinas e práticas católicas, porém nada dizem sobre o que essa mesma Bíblia fala sobre divisões na Igreja, tão presente nas suas igrejas.

4-    Os protestantes atacam a Igreja Católica acusando-na de possuir um sistema de governo ditatorial, porém resulta que boa parte das igrejas protestantes exercem uma tirania a nível denominacional que faria você rir da severidade disciplinar do cardeal Ratzinger.

Por fim, para não estender-me demais, terminarei com uma reflexão. Creio que tanto aqueles que nasceram numa família protestantes como aqueles que saíram da Igreja Católica para o protestantismo deveriam voltar com urgência para a Igreja de Cristo. É incompatível ser de Cristo e pertencer a um sistema religioso que está dividindo continuamente o corpo de Cristo, que nega o princípio da eficácia regeneradora que o Espírito Santo possui na sua condução da Igreja. Muitos protestantes nunca tinham sido defrontados com esta realidade que estou escrevendo. Outros tomaram conhecimento, mas resolveram continuar seguindo suas vidas separados da Igreja, e, portanto, apesar de se revoltarem ao ler isto, separados de Cristo.

 

É nossa missão evangelizá-los e/ou resistir às suas tentativas de levar católicos da Igreja de Cristo. Sem dúvida, muitos católicos precisam de um contato maior com Cristo, porém este encontro não se dá fora do Corpo de Cristo, nas igrejas protestantes, mas um encontro na Igreja do Cristo verdadeiro.

Traduzido para o Veritatis Splendor por Rondinelly Ribeiro Rosa.

fonte https://www.veritatis.com.br/o-principio-qsolo-christusq-visto-por-um-ex-protestante/

 

Como e por que Lutero gerou mais de 50 mil divisões pelo mundo?

Conheça passo a passo como o protestantismo é formado de divisões atrás de divisões, contradições atrás de contradições. Uma mistura de várias inte...

Qual era a religião dos cristãos antes do Protestantismo?

Qual era a religião dos apóstolos? Dos mártires? dos Santos? Aprenda de uma vez por toda tudo isso. Aonde estavam as igrejas Protestantes nos Séculos: I, I...

São permitidas músicas protestantes dentro da Santa Missa?

Que tipo de músicas a Igreja pede para se tocar na Missa? O que os Papas tem a dizer? E nos encontros também pode tocar ou não?...

Lutero: Conheça passo a passo a Farsa do Criador do Protestantismo

Entenda passo a passo as loucuras e os frutos gerado pelo criador do protestantismo, Lutero e suas obras....

Uma resposta católica a uma polêmica protestante

Prestem atenção! É preciso pôr um fim nesta polêmica colocada pelo divisor, Martilho Lutero — muito mal fundamentada, aliás — de que a Igreja Católic...

A Bíblia qualifica a Igreja Católica ou o Protestantismo como coluna e fundamento da verdade?

É muito interessante que em 1 Tm 3,15 vemos não a Bíblia, mas a Igreja – isto é, a comunidade viva de crentes fundada sob Pedro e os apóstolos e mantida ...

Com que direito Lutero pretendia “reformar” a Igreja?

Lutero negou a autoridade, negou a tradição, negou o magistério eclesiástico, negou a Igreja orgânica, visível, hierárquica. Com que direito? Com que tí...

Existe Milagres e Curas no Protestantismo? E Pastor pode fazer Milagres?

Historicamente falando, até hoje não existe sequer um ?milagre? ocorrido em comunidades protestantes que tenha sido cientificamente comprovado como milagre v...

Com que direito e autoridade Lutero pretendia “reformar” a Igreja criada por Cristo?

Lutero negou a autoridade, negou a Tradição, negou o Magistério, negou a Igreja orgânica, visível e hierárquica. Mas com que direito? Quais as credenciais...

Como entender o protestantismo?

O Protestantismo partiu, no século XVI, de uma intuição muito válida e oportuna: restaurar a estima e o culto da Palavra de Deus, com todo o seu poder de sa...

Como entender a afirmação de que o Protestantismo é um mal a ser combatido?

Nesta postagem, usarei apenas de uma ÚNICA razão, dentre muitas, mas que para mim é suficiente: A EUCARISTIA. O próprio Jesus disse: se não comerdes a carn...

O que são as seitas protestantes?

O protestantismo negando tanto a Tradição quanto o Magistério sofre desde os seus primórdios uma desintegração doutrinária assombrosa. Onde Cristo fundou...

As raízes das divisões no Protestantismo

A doutrina da Sola Scriptura apareceu em cena no tempo da reforma. Não existia, e nem poderia existir antes da invenção da imprensa, quando as Bíblias final...

Por que a reforma Protestante foi algo Diabólico?

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem” (Salmos 126,1). O mesmo fundador da “Reforma”, Martinho Lutero, chegou a “la...

Veja a Lista Universal das Mentiras e Sabotagens Protestantes contra a Igreja Católica

Uma vez protestante, ensinava Lutero: \"Que mal pode causar se um homem diz uma boa e grossa mentira por uma causa meritória e para o bem da Igreja (luterana)....

Veja as 12 profecias que NÃO se cumpriram da Fundadora da Seita Adventista do Sétimo Dia

Veja abaixo as 12 profecias de Ellen White que NÃO se cumpriram!...

Aprenda passo a passo como Destruir as Mentiras Protestante

Apologética resumida em 30 páginas... poucas páginas e dá para qualquer leigo aprender em pouco tempo e aniquilar os argumentos dos adversários! Provando...

Provas que as Bíblias Protestantes foram distorcidas e manipuladas por Lutero e outros reformadores

Foram terríveis os prejuízos causados pelos tradutores protestantes em todas as suas tentativas de traduzir as Sagradas Escrituras....

Conheça o lado Homicida e Suicida do Criador do Protestantismo

Eis alguns dados históricos da triste vida do fundador do protestantismo, e de seu fim trágico, depois de uma de suas muitas bebedeiras serestais com príncip...

Protestantismo: 500 anos de Erros, divisões e Contradições Bíblicas

Para uma maior concisão de quem se chama a si mesmo “Cristão” sem ser católico ou ortodoxo, será agrupado com as milhares de seitas, sob o titulo de “...

Martinho Lutero: Veja os absurdos pregados pelo Criador do Protestantismo

Martinho Lutero: Um homem celebrado por questionar a autoridade de uma Igreja supostamente corrupta, por iniciar a liberdade religiosa em uma época do feudali...

Por que o Protestantismo é condenado pela Sagradas Escrituras?

A Sagrada Escritura condena o individualismo doutrinário: Dt 12,8: “Não fareis nesse lugar o que nós fazemos hoje aqui, onde cada um faz o que bem lhe pare...

O que diz a Bíblia sobre o Protestantismo?

Provavelmente todos já ouviram de um protestante a seguinte frase: “Nós cremos somente na Bíblia, e a Bíblia inteira é a única regra de fé para o crist...

Quais são os 33 erros multifacetados do Protestantismo?

Para uma maior concisão de quem se chama a si mesmo \\\"Cristão\\\" sem ser católico ou ortodoxo, será agrupado com as milhares de seitas, sob o titulo de ...

Protestantismo, divisão atrás de divisão. Por que isso acontece?

A resposta está na Sagrada Escritura: “Não fareis nesse lugar o que nós fazemos hoje aqui, onde cada um faz o que bem lhe parece.” (Deuteronômio 12,8...

Você sabia que o Dia da Mentira foi criado por culpa dos Protestantes?

Você sabia que este dia 1° de abril ficou conhecido como dia da mentira por causa dos protestantes Franceses? Não? Então vamos à explicação....

As 7 Afirmações Mentirosas mais ditas pelos Protestantes

Uma quantidade considerável de católicos abandonam sua fé e abraçam o protestantismo como novo lar espiritual. Alguns realmente mudam de vida, mantém ou ad...

10 coisas que muitos protestantes não sabem, mas deveriam saber

Listamos 10 coisas que alguns hereges protestantes não sabem, mas deveriam saber...

Perguntas que nenhum Protestante consegue responder

Veja aqui uma lista de perguntas que os protestantes não conseguem responder por falta de estudo e consequentemente, ficam sem argumentos....

14 Motivos para fugir do Protestantismo

“E te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...” (Mateus 16,18). A partir...

AS 12 REFUTAÇÕES CATÓLICA CONTRA AS ACUSAÇÕES PROTESTANTES!

[Para agilizar a sua pesquisa neste material siga os passos: Pressione no teu teclado \"CONTROL + F\" Escreva isto: ( Acréscimo de livros na bíblia ); ( Virgi...

5 Práticas de Ex-protestantes que precisam ser abandonadas

Alguns protestantes se convertem, voltam para a Igreja, mas devido a tanto tempo nas seitas, eles acabam ficando com “manias” ou “chavões” protestantes...

VEJA AS 7 TÁTICAS PROTESTANTES ( Fique Atento (a))

O protestantismo se baseia no subjetivismo, ser objetivo é contra o fundamento do protestantismo. Um protestante não pode responder sim ou não, por que em a...

Quais as diferenças entre os Católicos (A Porta Estreita) x Protestantes (A Porta Larga)?

Penso sempre em como é difícil ser católico e em como é fácil ser protestante. Uma vez perguntei a um que se dizia \"evangélico\": \"Evangélico é quem ...