Provas Lógicas e Bíblicas da Intercessão de Maria


O Evangelho de São João coloca duas frases ditas pela Virgem Maria. Segundo esse evangelho, Maria as pronunciou no pequeno povoado galileu de Caná, situado a 15 quilômetros ao norte de Nazaré. De Caná era originário Natanael, um dos primeiros discípulos do Senhor.Em Caná houve um casamento, no qual Maria esteve, e para o qual convidaram também a Jesus e seus discípulos.

Algum antigo apócrifo, seguido por autores ilustres como São Beda, afirmou que quem ali se casava era o apóstolo João, de quem diziam que era sobrinho da Virgem e primo do Senhor, mas isso é uma informação infundada.

 

Durante os festejos das bodas, Maria deu-nos um grande ensinamento, de tal modo que podemos falar da “Escola de Caná”, como antes falamos das escolas de Nazaré, de Aim Karim ou de Jerusalém. Em Caná, a Virgem voltou a fazer-se pedagoga e, em poucas palavras, indicou-nos como deve ser o nosso relacionamento com Deus e com os homens.

O Evangelho diz que nas bodas de Caná faltou o vinho (Jo 2,3). Isto não era muito raro, pois entre os judeus as festas dos desponsórios duravam uma semana, para o banquetear e alegre compartilhar de familiares e conhecidos. Maria descobriu aquela carência de vinho. Deu-se conta de que algo ia mal e que os anfitriões passariam por uma grande vergonha. Então ela dirigiu-se a Jesus e disse-lhe: “Eles já não têm vinho”. Essa é a sexta palavra dos lábios de Maria, revelada pelo Evangelho.

A Intercessão

Essa sexta palavra da Virgem é uma intercessão amorosa, uma súplica pelos que sofrem. E uma palavra tão discreta que alguns comentaristas da Bíblia discutem, se Maria quis pedir um milagre, se limitou-se a informar um fato ou, como algum outro diz, sublinhou que faltava vinho devido à inesperada participação de Jesus e dos discípulos. De qualquer modo quem fala é uma mãe, confiada em que seu filho solucionará a dificuldade.
Uma bela forma de orar e interceder pelos demais é suplicar de modo desinteressado, porque se é importante falar de Deus aos homens, também o é falar destes a Deus. Aos homens narramos as maravilhas que o Poderoso faz e a Deus contamos da pobreza que sofrem os homens. O primeiro é pregar, o segundo é interceder.A definitiva intercessão ante o Pai, somente a faz Jesus Cristo, que é o nosso único Mediador (1 Tm 2,5), nosso advogado, nosso Pontífice. Mas, a Maria “a Igreja invoca com os títulos de Advogada, Auxiliadora, Socorro, Medianeira. O que, não obstante, há que se entender de tal maneira que não se retire nem acrescente à dignidade é eficácia de Cristo, único Mediador”. Este é o ensinamento do Concílio Vaticano II, que ainda afirma: “A Igreja não duvida em confessar esta função subordinada de Maria, experimenta-a continuamente e recomenda-a à piedade dos fiéis, para que, apoiados na proteção maternal, se unam com maior intimidade ao Mediador e Salvador” (Marialis cultus, 62).

 

Maria está sempre atenta a Cristo e aos homens: a seu Filho, para suplicar-lhe; aos homens, para bendizê-los. Com isso, dá-nos exemplo do que pode ser nossa oração. Faz-nos sentir filhos de Deus e irmãos dos homens, ou, como afirmaram os bispos em Puebla: “faz com que nos sintamos família” (P. 295). O Papa Paulo VI expressou essa mesma realidade falando da “presença orante de Maria na Igreja nascente, bem como na Igreja de todos os tempos, porque ela, assunta ao céu, não abandonou a sua missão de intercessão e salvação” (M.C. 18).

Não têm vinho

A festa terminaria antes do previsto. “Eles já não tinham vinho, porque o vinho preparado para a festa havia se esgotado”, dizem alguns códigos, ampliando o texto conciso do Evangelho.
Essa carência da bebida necessária parece entranhar um profundo sentido e significar, como noutros textos de São João, que a partir de algo material expressa-se uma realidade espiritual. Quando João fala de renascer, não se refere a um nascimento biológico, mas a uma geração do Espírito; quando fala de água, não alude ao líquido que brota do poço de Jacó, porém à que mana até à vida eterna; quando narra a cura de um cego, é para apresentar a Cristo, luz do mundo; quando conta-nos a multiplicação dos pães é para aludir a Cristo, pão da vida; quando Jesus convida os sedentos a que se acerquem e bebam, é para oferecer o a humanidade já pode beber do vinho novo. Mas necessitamos da súplica de Maria para que permanentemente nos obtenha o vinho do Espírito.Espírito que, como um rio, manará do seu lado aberto. Assim também, na passagem de Caná, fala de vinho sem comparação, em quantidade e qualidade, como que naquele momento se havia escasseado, um vinho novo que somente Jesus podia dar. Esse vinho é sinal da restauração messiânica; sinal da palavra de Deus, e do sangue eucarístico; sinal do amor; sinal da Nova Aliança entre Deus e seu povo; sinal de alegria, porque nas bodas de Deus com os homens, Cristo, o esposo, acaba de chegar.

 

O vinho do Antigo Testamento esgotara-se. A Lei, apesar de suas riquezas espirituais, já não dava mais gozo. Só restavam os cântaros de pedra, cheios de água destinada à purificação. Mas essa água não era própria para beber. Requeria-se vinho! O vinho da presença de Jesus. O vinho do Espírito Santo.

O Espírito Santo é às vezes comparado com o vinho: Dos apóstolos, em Pentecostes, dizia-se que estavam embriagados (At 2,13) São Paulo recomenda aos cristãos que se embriagassem com vinho, mas que se enchessem do Espírito Santo (Ef 5,18). O escritor judeu Filón, falando de Melquisedec disse: “apresentará vinho em vez de água e dará às nossas almas uma bebida pura, para que possam ficar possuídas por essa divina intoxicação que é mais sóbria do que a própria sobriedade”. Essa mesma idéia é repetida por alguns padres da igreja, como Santo Ambrózio que nos convida a “beber com alegria a sóbria abundância do Espírito”. E Gaudêncio que assim se expressa: “o vinho do Espírito Santo, antes da paixão e ressurreição de Cristo, não podia ser dados aos homens; justamente por isso, no princípio dos milagres, Cristo respondeu à sua mãe: ” por que te antecipas, Senhora, em tua petição, já que ainda não é chegada a hora de minha paixão, que estabeleci para morrer pelos crentes…? Depois da paixão e ressurreição, quando voltar ao Pai, será dado o vinho do Espírito”.Maria e o Espírito

 

Eles não têm vinho! Não têm alegria! Não têm amor! Não têm o Espírito!Ao fazer essa súplica Maria converte-se na Virgem Orante, e sua oração será a que um dia desencadeará a tempestade de Pentecostes. Ela foi e continua sendo a protagonista da oração pelo Espírito que é a grande epíclese da Igreja. Ela é o lugar onde sempre se encontra o Espírito de Deus, que um dia a cobriu com sua sombra (Puebla 287).

 

Maria ” aparece em Caná, onde, manifestando ao Filho com delicada súplica uma necessidade temporal, obtém ademais, um efeito da graça: que Jesus, realizando o primeiro de seus milagres, confirmasse a fé de seus discípulos nele. Assim falou Paulo VI. Mas todos nós sabemos que crer em Cristo é um dom do Espírito, a presença do Espírito nos corações é o dom primeiro e fundamental que a Virgem nos obtém.

Em Caná Jesus pôde responder à súplica materna, dizendo que a sua hora não havia chegado. Mas, a hora de Cristo já chegou. O Espírito já se difundiu pela humanidade (1o 7,39). A humanidade já pode beber do vinho novo. Mas necessitamos da súplica de Maria para que permanentemente nos obtenha o vinho do Espírito, o vinho da alegria, o vinho do amor, o vinho da Palavra de Deus, o vinho que se serve nas bodas de Cristo com a Igreja e que nunca pode escassear.Para isso necessitamos convidar a Maria. Ela esteve em Caná. Ela pode vir hoje à nossa vida, ao nosso mundo, à nossa Igreja.

 

Aonde não estará Maria como em sua casa? Que coração, que lar  fechar-lhe-ia as portas e a trataria como se fora uma estranha?  Sim, ela é aquela que pode perceber nossas carências e implorar a Deus que nos abençoe e nos encha com seu amor, porque, como Mãe bondosa, não tolera que seus filhos corem de vergonha, sem vinho, sem alegria, sem Espírito e sem amor”.

Do coração de Maria para o coração de Jesus.

Fonte: https://afeexplicada.wordpress.com/2011/09/11/a-poderosa-intercessao-de-maria/

 

Veja mais:

 

O que prova o poder intercessor de Maria?

A INTERCESSÃO DE MARIA

Quais são as passagem da Bíblia que mostram Maria como intercessora?

Maria, a intercessora Biblicamente

 

Como "coisa" e propriedade vossa, ou como "filho"?

Uns rezam Coisa e outros Filhos. Qual a forma correta de se rezar essa oração segundo os ensinamentos da Igreja?...

Provando a Assunção de Maria na Bíblia

Não há motivo para não se crer na Assunção de Maria, visto que muitos homens na Bíblia também foram elevados ao céu, como Moisés, Henoc e Elias. E Mar...

Como provar que Maria nos aproxima de Jesus?

É possível chegar a Jesus através de Maria? Como seria isso? Não seria mais fácil ir diretamente a Jesus? Quais as vantagens de buscar em Maria, o seu fil...

Nossa Senhora realmente apareceu em Pernambuco e veio nos alertar sobre o comunismo no Brasil ?

Pouco divulgada, porém cheia de evidências de autenticidade. Apareceu no interior de pernambuco, e nossa mãe veio nos alertar sobre o Comunismo. Acompanhe ...

Por que Nossa Senhora é Mãe da Igreja?

Deus querendo realizar a redenção do mundo, ‘quando veio à plenitude do tempo, enviou seu Filho, feito da mulher, para que recebêssemos a adoção de f...

Provando que Maria é a mulher do Gênesis ao Apocalipse

A exegese atribui a MULHER do Gênesis também a Maria: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela; esta te ferirá a cabeça...

Maria teve outros filhos, os supostos irmãos de Jesus?

Os nossos irmãos separados declaram e afirmam que Maria teve sim outros filhos com José.. pegaram um versículo ALEATÓRIO e afirmam que eram filhos autêntic...

5 Fatos que a Ciência não consegue explicar sobre Nossa Senhora de Guadalupe

Conheça alguns fatos que a ciência até hoje não consegue explicar. Nem mesmo a NASA conseguiu desvendar. ...

Há base bíblica para afirmar que Maria é rainha do universo? E a Coroação, também tem base bíblica?

Nossos irmãos protestantes ficam chocados quando ouvem que nós católicos nos referimos à Maria como “Rainha do Universo”. E para tentar justificar a s...

O menino que, guiado pela Virgem, revelou ao Papa o dogma da Assunção

Aos 4 anos foi portador de uma mensagem de Maria Santíssima, na qual se lhe ordenava que a sua missão era ir até ao Papa Pio XII para lhe transmitir o que a ...

Curso Completo de Consagração Total a Nossa Senhora por S. Luís Maria Grignion de Montfort

Este curso faz parte do canal @padrepauloricardo que foi reunindo em um só para facilitar para aqueles que desejam consagrar a Maria ao metodo de S. Luís G...

Por que Maria é considerada Mãe da Igreja?

Maria é a Mãe da Igreja por ser a Mãe de Cristo, Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo Místico, Maria é também Mãe da Igreja. “Deus benigníssimo e sa...

Maria é Verdadeira Mãe de Deus? Como assim?

Se Jesus é verdadeiramente Deus, e Maria é verdadeiramente a Mãe de Jesus, portanto, Maria é a mâe de Deus. A Escritura nos diz expressamente que Maria é ...

Veja como foi a consagração do Brasil a Maria com a participação do Presidente do Brasil

Presidente Jair Bolsonaro participou de Ato de Consagração do Brasil a Jesus Cristo por Meio do Imaculado Coração de Maria....

7 coisas que precisa saber sobre Nossa Senhora de Fátima

A aparição de Nossa Senhora de Fátima, aprovada pela Santa Sé, é a mais conhecida do século XX, particularmente pelo terceiro segredo que Maria revelou ao...

Existe Nossa Senhora Aparecida na Bíblia?

Nossa Senhora Aparecida é um dos muitos títulos dados à Mãe de Jesus. E, por isso, toda vez que encontramos alguma referência à Maria na Bíblia aí está...

O Rosário é Bíblico?

A intenção do texto não é esgotar a teologia em torno do Rosário, mas apenas demonstrar superficialmente que não existe oposição entre esta devoção e ...

Maria foi Concebida sem Pecado? A Bíblia responde

Romanos 3,23 diz com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus. 1 João 1,8 acrescenta se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a n...

Por que os católicos veneram Maria? A Bíblia responde

O que a Bíblia realmente nos diz a respeito da piedade que os fiéis, desde os primeiros séculos, têm à Mãe de seu Salvador? Será que os católicos têm m...

Quais as provas Lógicas e Bíblicas que Maria é Imaculada?

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). A Imaculada Conceição da Virgem Maria é uma Verdade, que a Igreja disc...

Como provar a Virgindade de Maria antes, durante e depois do Parto?

Desde o início do cristianismo Maria Santíssima é venerada como “Áiepartenon”, isto é, “Sempre Virgem”. A maioria dos cristãos acredita na virgind...