Como encontrar a pessoa certa? É Deus que escolhe?


Encontrar a pessoa certa para casar-se não é uma missão impossível.Para ser a pessoa certa para o outro se faz necessário estar bem consigo, com o próximo e principalmente com Deus. Para encontrar a pessoa certa é preciso ser a pessoa certa O casamento é uma instituição divina que Deus estabeleceu desde o momento da criação do homem e da mulher. Depois de criar Eva, o Senhor Deus a levou para Adão, que ficou muito satisfeito e exclamou: “Agora sim, tenho alguém que é osso dos meus ossos e carne da minha carne, ela vai se chamar mulher” (Gen 2,23). E Deus disse ao casal: “O homem deixa a casa do seu pai, se une à sua mulher, e sereis uma só carne” (Gen 2,24).

Assim, Deus estabeleceu a humanidade sobre as bases do casamento, que Jesus elevou à dignidade de sacramento, uma graça especial para o casal viver a vida conjugal e familiar como Deus deseja.

Nesse sentido, Deus deseja que os casais que se unem em matrimônio, vivam em harmonia conjugal, de modo que a família e os filhos sejam felizes. E isso depende do namoro, de uma escolha correta com quem se casar; isto é, alguém que tenha os mesmos valores humanos e espirituais.

Leia também:
:: Como escolher um namorado?
:: Dicas de como driblar a dificuldade conseguir um namorado
:: O que é um pré-namoro?
:: O casamento não é uma “missão impossível”

Desígnio de Deus

É claro que precisamos pedir a Deus a graça de encontrar aquela pessoa com quem devemos nos casar, e Ele atende nossa oração. Conheço pessoas que fizeram novenas para encontrar uma pessoa adequada para se casar e conseguiram; mas isso nem sempre acontece, pois, nem sempre os planos de Deus são os nossos. O Senhor conhece cada um de nós e sabe que, muitas vezes, o casamento não é bom para uma pessoa. Às vezes, ele chama a pessoa a uma vocação sacerdotal ou religiosa, ou mesmo celibatária. Michel Quoist dizia que “solteiro ou casado, só o egoísta desperdiça a vida”.

Deus atende a quem reza e Lhe pede ajuda, mas Ele não tira a nossa liberdade; ao contrário, o Senhor nos dá inteligência e vontade para tomar as decisões certas em nossa vida com a ajuda da Sua graça. Sabemos que a graça, como disse Santo Agostinho, supõe a natureza; não a dispensa, mas a enriquece. Precisamos cooperar com a graça também para encontrar a namorada e a esposa que seja adequada. E tudo isso começa no namoro. Não existe destino, e Deus não determina uma pessoa para se unir com outra sem a decisão de ambos.

Já vai muito longe o tempo em que os pais arranjavam os casamentos para seus filhos. Para encontrar alguém adequado, é preciso procurá-lo. Normalmente, é no próprio ciclo das amizades e ambientes de convívio que os namoros começam. Sabemos que o ambiente molda a pessoa de certa forma; logo, é preciso procurar alguém naquele ambiente que vive os valores que se preza.

Onde procurar?

Se alguém é cristão, então procure entre famílias cristãs, ambientes cristãos, grupos de jovens, etc., a pessoa que procura, e peça a ajuda de Deus. O namoro começa com uma amizade, que pode ser um pré-namoro que vai evoluindo. Mas não se deve “mergulhar de cabeça” num namoro, só porque uma paixão o dominou. Não vá com muita sede ao pote, porque pode quebrá-lo.

É preciso sentir primeiro, por meio de uma pura amizade, quem é a pessoa que está a sua frente. Talvez, já nesse primeiro relacionamento amigo, pode-se saber que não é com essa pessoa que se deve namorar. É o primeiro filtro, que tem a grande vantagem de não ter ainda qualquer compromisso com o outro, a não ser de amizade.

casamento

 Cultura da alma x cultura do corpo

O namoro é o encontro de duas pessoas com base naquilo que elas são, não naquilo que têm. Não se pode escolher um namorado somente por causa de sua beleza ou de seu dinheiro, pois amanhã pode ser que você não se satisfaça só com isso. Às vezes, uma pessoa simpática, bem humorada, feliz, supera muitas outras que oferecem mais beleza e perfeição física. Infelizmente, a nossa sociedade trocou a “cultura da alma” pela “cultura do corpo”. Prova disso, é que nunca como hoje as cidades estão tão repletas de academias de ginástica, salões de beleza, cosméticos, cirurgias plásticas, etc. Investe-se ao máximo naquilo que é mais inferior na dimensão do ser humano,o corpo, embora este também seja importante.

É claro que todas as moças querem namorar um rapaz bonito, e também o contrário, mas não se pode esquecer o que disse Exupèry: “O mais importante é invisível aos olhos”, pois é o que não envelhece e não acaba. O que é visível desaparece um dia, inexoravelmente ficará velho com o passar do tempo. Aquilo que não se vê – o caráter da pessoa, a sua simpatia que se mostra sempre atrás de um sorriso fácil e gratuito, o seu coração bom, a sua tolerância com os erros dos outros, as suas boas atitudes, etc. –, não passa, o tempo não pode destruir, e é o que vale.

A busca pelo essencial

Se você comprar uma pedra preciosa só pelo seu brilho, talvez acabe adquirindo uma joia falsa. É preciso que você conheça a sua constituição e o seu peso. O povo diz muito bem que “nem tudo que reluz é ouro”. A felicidade não está na cor da pele, no tipo do cabelo nem na altura do corpo, mas na grandeza da alma. Quantos belos artistas terminaram de maneira trágica a vida! Nem a fama, nem o dinheiro em abundância, nem os “amores” mil, foram suficientes para fazê-los felizes. Faltou cultivar o que é essencial, aquilo que é invisível aos olhos. Tenho visto muitas garotas frustradas, porque não têm aquele corpinho de manequim ou aquele cabelo das moças que fazem propagandas dos xampus, mas isso não é o mais importante, porque acaba.

Os homens de todos os tempos sempre quiseram construir obras que vencessem os séculos. Ainda hoje podemos ver as pirâmides de 4000 anos do Egito; o Coliseu Romano, de 2000 anos, e tantas obras fantásticas. Mas a obra mais linda e duradoura é aquela que se constrói na alma, porque é imortal. Portanto, ao escolher o namorado, não se prenda apenas às aparências físicas; é preciso descer às profundezas da alma do outro e buscar seus valores.

É preciso dizer também que não se pode fazer da seu namorado uma peça de exibição que faça inveja aos colegas. Ele não pode ser exibido como um carro que você desfila entre os seus amigos para mostrar sua “grandeza”. Você estaria fazendo do outro uma “coisa”.

Enfim, Deus nos ajuda com Seu amor e Sua graça; dessa maneira, encontrarmos alguém que nos seja adequado. Mas é preciso fazer a nossa parte. O livro do Eclesiástico diz: “É uma boa dádiva uma mulher bondosa; uma dádiva daqueles que temem a Deus. Ela será dada a um homem por suas boas ações” (Eclo 26,3). Isso mostra que um bom cônjuge Deus dá também àqueles que O amam e fazem a Sua vontade.

Livro As Cinco Fases do Namoro

Para ser a pessoa certa para o outro se faz necessário estar bem consigo, com o próximo e principalmente com Deus

Vivemos em uma sociedade que, cada vez mais, despreza todas as formas de compromisso e seriedade relacional. Diante disso, experiências de supostas aventuras momentâneas acabam, na maioria das vezes, prevalecendo diante do desejo de viver um comprometimento sério no namoro. De fato, em meio às frágeis concepções relacionais existentes em nosso tempo, torna-se cada vez mais difícil encontrar a pessoa certa para viver um sadio relacionamento afetivo. Além do que, neste processo de encontrar a pessoa certa, muita paciência e sabedoria são necessárias.

Aqui se aplica concretamente a antiga máxima: “antes só do que mal acompanhado”, pois, em tais circunstâncias, uma escolha errada pode acarretar terríveis e desagradáveis consequências afetivas, emocionais e existenciais.

Oferecer o melhor de si ao outro

Para encontrar a pessoa certa é preciso, antes, ser a pessoa certa, ou seja, é necessário estar preparado para tal encontro, para assim poder oferecer o melhor de si ao outro.

O namoro é uma realidade para a qual é preciso preparar-se bem por meio da oração e da vivência dos sacramentos, buscando a própria cura interior, procurando moldar as fragilidades do temperamento entre outros. Enfim, para ser a pessoa certa para o outro, faz-se necessário estar bem consigo, com o próximo e principalmente com Deus.

Leia mais:
:: O que fazer para o namoro dar certo?
:: Tenha a coragem de romper um namoro que não o constrói
:: Escrevi uma carta para Nossa Senhora encontrar minha namorada
:: Como lidar com as brigas e os desentendimentos no namoro?

Só está realmente bem aquele que não centrou seu coração em si mesmo, mas n’Aquele que lhe é infinitamente superior, dando a Ele total prioridade em tudo o que se é e faz. O encontro com um outro não pode ser a única e cega meta da vida, ao contrário, deve ser a simples consequência do encontro com o Outro, que confere o verdadeiro lugar para todo e qualquer afeto humano.

Relacionamento sadio

Quem ainda não colocou o Sagrado no centro de sua existência não está pronto para viver um relacionamento sadio, pois correrá o sério risco de divinizar o outro, dando-lhe um lugar devido somente a Deus e, consequentemente, exigindo dele o que somente o Senhor pode lhe oferecer, tornando, dessa forma, a relação pesada e sufocante.

Existem lacunas em nós que somente o amor de nosso Autor poderá preencher, e apenas a partir de um profundo encontro com Ele nossos relacionamentos poderão tornar-se maduros e realmente bem sucedidos.

O amor só pode ser vivenciado com vida e equilíbrio, onde o Amor verdadeiramente saciou as fragilidades e vazios do coração.

Vivendo a partir de tais princípios e cuidando sempre e bem do coração, nós nos tornaremos capazes de inaugurar as devidas vias que precederão a tão desejada interação, a ser realizada pelo namoro, e poderemos assim saborear seu posterior êxito e plenitude.

Deus o abençoe!

Fonte https://formacao.cancaonova.com/relacionamento/casamento/deus-escolhe-pessoa-certa-para-me-casar/  

https://formacao.cancaonova.com/relacionamento/namoro/para-encontrar-a-pessoa-certa-e-preciso-ser-a-pessoa-certa/

 

 

 Como encontrar a pessoa certa?

Para encontrar a pessoa certa é preciso ser a pessoa certa

Como namorar a pessoa certa?

QUERO NAMORAR E NÃO CONSIGO

COMO SABER A PESSOA CERTA PRA MIM

TODO MUNDO NAMORA, MENOS EU!

Não sou mais virgem, e agora? Me converti e quero um namoro santo. O que faço?

O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo tem uma força libertadora. Jesus provoca uma revolução na vida daqueles que se deixam atingir por Seu amor. Quem te...

Como esperar pelo José que nunca chega?

Para muitas meninas, esse discurso “esperando o José” é como uma vitrola quebrada: entra ano, sai ano, nada muda, nada do José aparecer. Entenda como pro...

Como faço para ajudar na conversão do namorado (a)?

A conversão do namorado ou namorada é o sonho de muita gente, afinal, quem não quer viver as coisas de Deus com o amado (a)?...

Se todo mundo sabe que sexo antes do matrimônio é pecado, por que continuam fazendo?

Não é necessário ser católico apostólico romano e ir à Missa todos os domingos para ter consciência de que determinadas coisas são pecado....

Namoro Santo x Namoro Mundano: Qual devo escolher afinal?

Adolescentes perdem cedo demais ou precocemente a sua virgindade, com o (a) parceiro (a) errado (a). Pensando que este (esta) é seu grande amor da sua vida, na...

Católico pode namorar com uma Protestante?

Um jovem católico pode namorar uma jovem protestante? É lícito e permitido que um católico namore um protestante?...

Namoro: caminho de descoberta para a vocação matrimonial

O NAMORO é uma etapa de discernimento para aqueles que desejam seguir a vida matrimonial. É, sobretudo, um tempo especial para crescer na fé e no amor. Namo...

Por que os jovens estão optando por morar juntos? E por que essa é uma decisão que pode custar a Salvação Eterna?

As estatísticas não deixam margem a dúvidas. Se unir-se em santo matrimônio, ou “casar na Igreja”, sempre foi uma luta secular (milenar) da Igreja, nos ...

Como esperar pelo José ou Maria, que nunca chega? O que fazer?

O tempo vai passando e a cobrança social por estar sem um namorado vai aumentando. Se já passou dos 30 anos, é um “Deus nos acuda!”, pois o relógio biol...

Por que a verdadeira beleza está no interior?

Em um mundo no qual o culto a beleza exterior é uma doença para muitas pessoas. Nós católicos devemos ter no coração esta certeza que a verdadeira beleza ...

5 Dicas para saber se o seu Namoro é da vontade de Deus

Como saber se este namoro é de Deus? Muitas pessoas carregam no coração uma grande dúvida com relação à vida sentimental. Ou seja, como saber se esta ou...

Por que namorar sem sexo? Namorar sem sexo é uma forma segura de proteger o amor?

SIM. Namorar sem sexo é uma forma segura de proteger o amor. Quando o assunto é sexo antes do casamento, a coisa tende a ficar polêmica. Alguns podem pensar...

Quais os Dez Mandamentos para um Namoro Santo?

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, de...

Qual o caminho para um namoro que agrade a Deus?

O caminho para um namoro santo exige 4 virtudes: maturidade, renúncia, espera e paciência. É maravilhosa a essência do amor em todas as suas faces, mas ess...

Sexo no namoro é apenas questão de “pecado”? O que a Igreja diz sobre este assunto?

Namorar sem sexo é uma forma segura de proteger o amor. A mídia secular tem batido forte na Igreja Católica como se a questão da castidade fosse algo ultra...

É possível namorar sem desagradar a Deus? Ou seria melhor inventar outra forma de relacionamento?

A Bíblia (que deve ser nosso livro de princípios, nossa regra de fé e prática) não fala nada específico sobre o namoro. Não existe nela o termo ‘namora...

Veja 10 formas de Amar sua namorada sem relações sexuais antes do casamento

Exercite a capacidade de vê-la como uma princesa, como uma filha de Deus, como alguém que, de fato, possui virtudes inimagináveis. Exercite a capacidade de d...

No Dia dos Namorados, surpreenda seu Eterno Amor, e lembre-se que a felicidade está na grandeza da alma do outro

O Dia dos Namorados chegou e parece que paira no ar um clima de coraçõezinhos e frases de amor. É a força do romantismo que invade as nossas conversas, inv...